12 97403-2585

Tudo o que você precisa saber para resolver a Baixa Produtividade

Se você deseja resolver o problema de baixa produtividade entenda os motivos da baixa produtividade. Não se resolve problemas criando justificativas, seja criativo e invista em ações efetivas, supere as dificuldades e mude a sua realidade.

Se você ou sua empresa está com problemas com a baixa produtividade, saiba que este é um problema que assola o Brasil. Infelizmente, várias pesquisas demonstra que o Brasil possui uma baixa produtividade e vem piorando.

Conforme o ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial, que determina o nível de produtividade, o Brasil estava em 75º e baixou para 48º. Segundo a Organização The Conference Board, a produtividade de mão de obra brasileira caiu 4,1% em 2015.

A CNI - Confederação Nacional da Indústria considera a baixa produtividade um dos principais entraves ao aumento da competitividade da economia brasileira. Na pesquisa Competitividade Brasil ficamos em penúltimo lugar em um ranking de 18 países.

O que pode ser feito? Com certeza não é ficar justificando o problema por estar generalizado no nosso país. É preciso ser criativo e inovador, sanar as dificuldades e superar os obstáculos que enfrentamos a muitos anos. É hora de mudar e criar uma nova realidade.

MOTIVOS DA BAIXA PRODUTIVIDADE

Gestão ineficiente e despreparo para lidar com a equipe

Seja você empresário, líder ou gestor, é preciso estar preparado para lidar com pessoas, hoje considerada o diferencial competitivo e a grande responsável pela produtividade.

É preciso capacitar tecnicamente e também desenvolver habilidades comportamentais para levar a equipe a produzir mais com realização e propósito. A boa notícia é que habilidades são desenvolvidas e devem ser aperfeiçoadas constantemente.

Lembro de uma cliente que tinha acabado de ser transferida para outra regional onde o resultado estava péssimo e não estava tendo sucesso, ela tinha o desafio de reverter este quadro, iniciamos um trabalho e após 3 meses já estava batendo o segundo lugar em desempenho.

Saiba que o líder possui o poder de desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns, um profissional Coach pode ajudá-lo neste processo.

Falta de planejamento das atividades

Realizar o planejamento estratégico no negócio é fundamental para um bom desenvolvimento e crescimento do negócio. Além do planejamento, planejar a rotina proporciona muito mais produtividade.

Planejamento mensal, semanal e diária, tanto das metas como da organização, dos processos, e das atividades.

Lembrando que o planejamento não deve ser engessado, pode ser atualizado e ajustado sempre que necessário. Um dos grandes erros do planejamento ineficaz é achar que o mesmo deve ser realizado uma única vez.

Planeje, analise e acompanhe, verificando sempre como pode ser mais produtivo e eficaz.

Falta de foco e objetividade

O foco e a objetividade deve iniciar na alta direção e ser conduzida até a base. Não saber identificar prioridades pode levar a equipe ao estresse e a falta de produtividade e em casos mais graves a depressão e desmotivação total.

Em todo processo de Coaching realizado a objetividade e o foco são trabalhados e posso dizer que proporcionam muito mais rapidez no alcance dos resultados.

Profissional certo no lugar errado

As pessoas possuem perfil diferente e portanto deve ser avaliado antes de iniciar as atividades na empresa. Realizar uma análise comportamental para preencher uma vaga, respeitando suas características e pontos fortes. Trata-se de realizar bem o processo de recrutamento e seleção.

Entender os perfis profissionais, pode proporcionar maior produtividade, cada pessoa reage e é estimulada de forma diferente, líderes podem utilizar destes estímulos para alavancar resultados.

Habilidades são desenvolvidas, quando a pessoa gosta do trabalho que realiza ela terá o prazer e satisfação em desenvolver suas habilidades e competências.

Quando o profissional não possui algumas características essenciais a vaga e se sente mal em realizar, será um profissional infeliz e o insucesso poderá acompanhar, mesmo que faça um esforço para atender as expectativas.

Esta é uma das grandes causas de profissionais estressados, que odeiam segunda-feira, que detestam o trabalho e são infeliz com o trabalho ou com a profissão.

Quando alguém não faz o que gosta, dificilmente será produtivo.

Falta de comprometimento

Este é um fator difícil de ser resolvido, geralmente está alinhado com a falta de interesse na empresa e na atividade que desenvolve. A má contratação é uma das causas, em alguns casos o remanejamento de atividades pode auxiliar e resolver este problema.

A sintonia entre o profissional e a empresa é fundamental para o crescimento de ambos. Se o profissional não se envolve com as atividades e responsabilidades ele prejudica não apenas a sua carreira, mais o sucesso de uma organização, podendo desmotivar e contaminar outros profissionais.

Uma saída é antes de contratar realizar um processo seletivo eficaz com análise comportamental, caso o profissional já esteja contratado, realize uma análise comportamental para verificar possíveis ajustes que podem ser realizados para tentar resolver o problema.

Recentemente realize um processo em uma empresa de desenvolvimento e com os resultados da análise comportamental foi possível ajustar funções e resolver vários problemas, trazendo muito mais produtividade à empresa e satisfação aos profissionais.

Não entende o motivo do trabalho a ser realizado

Neste caso o profissional pode estar totalmente desmotivado, os motivos podem ser diversos, o primeiro passo é ele saber a importância de sua tarefa para o negócio, deixando bem claro a missão, visão e os valores da empresa e onde ele se encaixa e pode fazer a diferença.

O treinamento comportamental pode dar o 'start' inicial para despertar o interesse pela empresa ou reativar o que foi adormecido. Treinamentos não devem ser contratados de forma isolada, devem estar inseridos em um contexto de desenvolvimento e contribuir nas etapas de evolução da empresa.

Não sabe trabalhar sobre pressão

Caso o profissional não trabalhe bem sobre pressão a gestão desse profissional deve ser realizada de forma diferenciada e trabalhando o seu desenvolvimento para superar as suas dificuldades.

Alguns profissionais produzem muito mais sobre pressão, enquanto outros possuem uma baixa produtividade. Como saber? Novamente a importância de realizar uma análise comportamental e entender o perfil do profissional que você trabalha.

Limitações internas

As pessoas devem estar em desenvolvimento sempre, somos humanos e estamos em constante evolução.

Capacitação é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, não necessariamente obrigação da empresa, em muitos casos ela deve contribuir sim, mas o bom profissional sempre está buscando uma forma de desenvolver-se.

Portanto, capacitar o capital humano é o primeiro ponto de investimento quando uma empresa diagnostica uma queda na produtividade, ou mesmo quando percebe que sua capacidade produtiva caiu.

Falta de treinamento


Para que a empresa exija trabalho de qualidade, a empresa deve proporcionar treinamento adequado, principalmente técnico.

As pessoas tendem a valorizar empresas que investem em seus profissionais, tornam-se excelentes lugares para se trabalhar, pessoas gostam que sejam reconhecidas e que contribuam para o desenvolvimento de suas carreiras. Vislumbram uma possibilidade de crescimento e de futuro, desperta um interesse e carisma para com a empresa.

Tal ação gera um sentimento de retribuição, despertar um interesse maior em contribuir, em fazer parte do desenvolvimento do negócio, e faz com que mude a percepção de motivação e de comprometimento da pessoa em relação à empresa, aumentando a produtividade.

Um bom programa de treinamento pode proporcionar ao funcionário além da maior eficiência e produtividade, o aumento de criatividade e inovação, a otimização de seus processos rotineiros, gerando assim um ganho de valor à empresa e uma maior competitividade no mercado.

 

Agora que você já sabe mais sobre baixa produtividade, que tal compartilhar o seu conhecimento? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a serem mais produtivas.

Deixe seu comentário, pois vou adorar ler.

Leia também o artigo "Conexões e o Sucesso"

Por Adm. Darcimeire Soares

Master Coach | Treinadora e Analista Comportamental

Empreendedora, sonhadora, acredita que a felicidade está em desenvolver o seu trabalho com amor, através do autoconhecimento e do alinhamento do pensar, sentir e agir, ajuda empreendedores, líderes e gestores a encontrarem a melhor forma de conquistarem sucesso com felicidade.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar-me