12 97403-2585

Como parar de sabotar a sua Liderança

Liderança inspiradora traduz em sucesso, porém a resistência a mudança e autosabotagem podem estar atreladas ao medo do desconhecido e pode estar impedindo você de conduzir profissionais a alta performance.

Será que você anda sabotando a sua liderança?

Infelizmente muitos líderes possuem a melhor das intenções e infelizmente não alcançam o resultado que esperam simplesmente pela forma como encaram a vida e as situações.

Lideres resistem a mudança?

Lideres e liderados não resistem a mudança, eles resistem ao medo do desconhecido, o desconhecido não proporciona segurança e naturalmente tendemos por instinto a paralisar quando não nos sentimos seguros, diz George Kohlrieser, especialista em liderança.

Isso acontece comigo, com você e com várias outras pessoas, é a natureza da humanidade.

O cérebro tende a explorar a criatividade e a buscar algo novo, nosso cérebro se desenvolve à partir desta exploração, as pessoas se desenvolvem e encontram seus talentos, características, após exposição e o contato com novas explorações.

Acontece que, se em algum momentos, você não se sente seguro, a tendencia é realizar algum bloqueio.

De acordo com relatório da consultoria empresarial McKinsey, 70% dos programas de mudança nas empresas não conseguem atingir seus objetivos, em grande parte, devido à resistência dos funcionários e à falta de suporte administrativo.

As pessoas precisam se sentir seguras para gerar maior engajamento e assim apresentarem maior apoio e comprometimento.

Liderança e Maslow

Você conhece a pirâmide das necessidades de Maslow?

De acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow, as pessoas vivem para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de alcançar a sonhada autorrealização. A Pirâmide de Maslow trata da hierarquização dessas necessidades que buscamos conquistar ao longo da nossa vida.

Na base da pirâmide estão os elementos que são considerados primordiais para a sobrevivência de uma pessoa, como a fome, a sede, o sexo e a respiração. Para progredir na hierarquia é necessária alcançar estas necessidades básicas da Pirâmide, passando para os próximos níveis, um a um, até alcançar o topo.

Podemos estar em mais de um momento da pirâmide, depende da área da vida que está sendo analisada.

Seguimos da base ao topo e em diversas situações voltamos a base ou nível abaixo, o que acaba lhe impedindo de realizar alguma mudança, por este medo, que na verdade é falta de segurança.

Para que você avance, você precisa garantir que suas necessidades básicas estão sendo atendidas.

Quando você se sente seguro, você cresce, você deseja explorar e as coisas acontecem em sua vida.

Um líder deve ser capaz de proporcionar esta segurança a seus liderados e a si mesmo, visto que refletimos quem somos, nossos sentimentos e pensamentos.

Tudo se trata de confiança, da sensação de sentir e promover confiança para que se sintam livres para explorar a criatividade e a diversidade de oportunidades.

A grande falha dos líderes

Você é o tipo de líder que assusta ou amedronta seus liberados?

Esta é uma grande falha dos líderes, promover sensação negativa ao redor.

Quando o negativismo se instala, promove insegurança e consequentemente medo, paralização, frustração, impede o avanço.

Talvez esteja tão focado em problemas que reflete medo e acaba amedrontando seus liderados.

Saiba que estas ações geralmente acontecem de forma natural e não intencional, reconhecer-se se faz necessária para agir de forma corretiva e gerar confiança e segurança.

O líder precisa trabalhar e desenvolver a energia positiva e o foco no positivo.

Erros são necessários no processo evolutivo, aprender com o erro o mais rápido possível permite evoluir.

Toda mudança é dolorosa, sempre vai ser, a questão é o que a mudança vai proporcionar, quais os reflexos positivos ela irá promover, este pensamento é positivo.

As pessoas precisam ser capazes de enxergar além das dores, frustrações e dificuldades para vislumbrar as oportunidades.

As pessoas lidam com os problemas e obstáculos de forma positiva, dão a volta por cima e tendem a prosperar.

Lideres se tornam reféns das suas emoções e isso limita seu potencial.

As pessoas precisam vivenciar ciclos positivos em sua vida, trabalhar as emoções positivamente e assim poderem vivenciar uma vida mais leve e feliz.

Toda situação possui seu ponto positivo e negativo, você escolhe onde focar!

O que você pode fazer em relação a isso?

  1. Perceber que está vivendo na defensiva ou na ofensiva.
  2. Precisa correr o risco certo na hora certa, focando nas possibilidades e nas oportunidades, não nos arrependimentos, não nos medos.
  3. Desenvolver seu potencial e de seus liderados, reconhecer seus talentos, suas forças, seu potencial para aumente o seu poder.
  4. Prática, prática e mais prática - você só será melhor se praticar. Erre para poder acertar, não tenha medo de errar, o erro faz parte do processo, só não vale repetir o mesmo erro.
  5. Desenvolver a sua inteligência emocional.

Segundo Daniel Goleman, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

  1. Ter um Coach que ajude você a aumentar o seu potencial, a ser emocionalmente inteligente e capaz de desenvolver seu talento, a explorar o melhor de você.

Um Coach pode ajudar você a sair do papel de vítima, a superar algo e em alguns casos, pode haver algo errado da forma com que você olha para a vida, algo em seu mindset, lembrando que seus pensamentos levam a ações e mudar ou ampliar o mindset levará a novos pensamentos e novas ações.

A forma como você pensa, gera sentimentos que levam a ações. O mindset é algo poderoso que pode levar você a vivenciar um ciclo positivo ou negativo, tudo depende da forma com que você enxerga o mundo, as coisas, a sua vida.

Com a ajuda de um Coach você pode esclarecer isso, ser focado, adaptar-se e se tornar flexível, estar aberto a uma vida extraordinária que irá conquistar, ser um líder inspirador e proporcionar a seus liderados a confiança necessária para alcançarem o sucesso.

Você pode desenvolver-se sozinho ou com o apoio de um profissional, o importante é buscar o seu desenvolvimento e parar de sabotar a sua liderança, tornando-se um líder inspirador e contribuir com a alta performance dos seus liderados.

Se você chegou até aqui, fico muito feliz em contribuir na sua jornada de sucesso. Me responde aqui, se você anda se sabotando, como está a sua liderança e autoliderança, vou adorar ler e ajudar você.

Se você quiser a minha ajudar, pode entrar em contato direto comigo!

Agende um pré-atendimento Gratuito: Clique Aqui

 

Leia também: 3 pontos fundamentais para superar a crise com o apoio da equipe

Por Adm. Darcimeire Soares

Especialista em Desenvolvimento Profissional & Negócios 

Empreendedora, sonhadora, acredita que a felicidade está em desenvolver o seu trabalho com amor, através do autoconhecimento e do alinhamento do pensar, sentir e agir, ajuda empresários, líderes e gestores a encontrarem a melhor forma de conquistarem sucesso com felicidade.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar-me